24/02/2009

Deus não é de Aparências

Há aquele ditado que diz “as aparências enganam”. Ele é bem conhecido. E por falar em aparências elas estão em alta. Há pessoas que vivem uma vida aparente. Na nossa frente são uma coisa e longe são diferentes. São as pessoas de duas faces, como dizem. Quem se acostuma a viver aparentemente nunca será o que deveria ser.
Estamos nos dias da festa de carnaval. E aqui vemos que o viver por aparência não é um mal isolado, mas ele pode atingir uma sociedade inteira.
Muita gente que está lá desfilando no carnaval mal tem o que comer, mas está lá dando espetáculo. Às vezes gastou o dinheiro que não tinha pra poder comprar a fantasia, mas quer se mostrar, aparecer para os outros e na televisão.
Diz-se que o nosso país é do samba, futebol, carnaval. Dessa forma transmite-se a idéia para as pessoas de outros países que o Brasil é uma terra de festa constante em que nós vivemos nas ruas dançando, em estádios de futebol jogando(não é de se admirar que alguém se ache no direto de tirar a roupa dentro de um aeroporto, no meio de todo o mundo). Não se fala que nós trabalhamos arduamente para conseguir o nosso sustento e o de nossa família. Não se fala no agricultor pobre que está lá na roça com a foice na mão plantando pra sobreviver.
Até o nosso país é um país de aparências onde a imagem que se vê lá fora, ou o que até muitos aqui dentro vêem, é uma mentira. Onde muitos passam fome e necessidades, mas que alguns querem demonstrar que é um país onde todos estão em festa.
Esse defeito sempre existiu entre as pessoas. No tempo de Jesus, assim como hoje isso era muito comum. Havia muitas pessoas que queriam demonstrar ser aquilo que não eram.
O pior defeito delas era a sua religiosidade ou fé aparente. Isto é, eles demonstravam na frente dos outros serem pessoas muito piedosas e devotas a Deus, mas no fundo eles usavam essa aparência para enganar e até explorar as pessoas. Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês exploram as viúvas e roubam os seus bens e, para disfarçarem, fazem longas orações! Por isso o castigo de vocês será pior! Mt 23.14
Várias vezes essas pessoas foram reprovadas por Jesus por causa de sua fé aparente. Mas eles estavam cegos para a verdade e não acreditaram em Jesus.
Hoje também existe muita coisa que é igual a isso. Quantas e quantas seitas, que usam o nome de igreja para enganar as pessoas e explorar fazendo em que elas creiam em curas, milagres e promessas que não existem? Quantos vivem da boa-fé alheia enganando as pessoas com a Bíblia na mão? Quantos já se enriqueceram com isso e enganaram a muitos!
Mas Deus não quer um culto aparente. Por isso ele diz através de Davi no Salmo 51: Tu não queres que eu te ofereça sacrifícios; tu não gostas que animais sejam queimados como oferta a ti.
Ó Deus, o meu sacrifício é um espírito humilde; tu não rejeitarás um coração humilde e arrependido. Sl 51. 16,17
A leitura bíblica que fizemos no livro do profeta Joel diz a mesma coisa: O SENHOR Deus diz: “Mas agora voltem para mim com todo o coração, jejuando, chorando e se lamentando. Em sinal de arrependimento, não rasguem as roupas, mas sim o coração.” Voltem para o SENHOR, nosso Deus, pois ele é bondoso e misericordioso; é paciente e muito amoroso e está sempre pronto a mudar de idéia e não castigar. Jl. 2. 12,13.
As vezes cada um de nós também pensa que a aparência é o que vale. Especialmente quando se é jovem achamos que os outros olham para a nossa roupa, o nosso sapato, o nosso cabelo. Mas com o tempo alguns descobrem que não é isso, o mais importante é o que está dentro de nós. É o amor aos nossos pais e familiares, a nossa compaixão em favor do irmão que sofre, o nosso carinho por todos os nossos amigos e familiares. E daí a gente vai aprender que mesmo aquelas pessoas que chamamos carrancudas, ou de cara-fechada têm muito o que oferecer em favor de seu semelhante.
Mas, o mais importante é que aja o amor de Deus em nossos corações isso é melhor do que qualquer coisa que pensemos existir. Porque o amor de Deus nos moverá a fazer a sua vontade.
Deus mesmo diz que ele quer é a nós e não as aparências. Se você for orar, ore lá no seu quarto, se você for ajudar a alguém, não precisa soltar fogos de artifício, se alguém tem o hábito de fazer jejuns não precisa ficar fazendo cara de fome pra todo o mundo, porque, segundo Deus eles assim já receberam a sua recompensa. Mt 6. 1-6
E que recompensa é essa? É a glória aparente dos homens, é talvez o sentimento de satisfação momentâneo, e isso passa rápido.
Mas aquele que tiver o Senhor Deus em seu coração e fizer a sua vontade esse receberá a recompensa do próprio Deus. A maior delas é a salvação que ele nos deu em Jesus. Ele nos diz: Não ajuntem riquezas aqui na terra, onde as traças e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e roubam. Pelo contrário, ajuntem riquezas no céu, onde as traças e a ferrugem não podem destruí-las, e os ladrões não podem arrombar e roubá-las. Pois onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês.
E mais ainda, Deus promete suprir todas as nossas necessidades oferecendo muitas bênçãos materiais para que tenhamos o suficiente para nós e para ajudar aquele que necessita. E ( O Senhor) respondeu: “Agora, vou lhes dar cereais, vinho e azeite; assim vocês comerão e ficarão satisfeitos.” Jl 2.19
Deus não é um Deus de aparências, ele é verdade e faz somente aquilo que é verdade. Por isso, que a nossa fé e a nossa comunhão com ele sejam sinceras, para que não vivamos enganados, iludidos pelas aparências.
E, mostremos a nossa fé sim, mas não com a intenção de ser exaltado pelas pessoas, mas mostremos a nossa fé no serviço e no amor a Deus nas nossas comunidades. E assim será o próprio Deus que nos glorificará.
Amém

Rev. Eberval Lucas

Nenhum comentário:

Postar um comentário