23/06/2009

CORNETAS


Chegando ao final da Copa das Confederações, admite-se que o maior sucesso foi as vuvuzelas (CORNETAS) da torcida sul-africana.
Os jogadores de todas as seleções reclamaram! Também pudera. O barulho é irritante mesmo para quem está na frente da TV. A vantagem é que podemos diminuir o volume ou colocar no mudo.
Aqui no nosso estado sempre tem uma “corneta” tocando. Em alguns momentos é uma corneta colorada. Por outros é uma corneta gremista. Mas a irritação é a mesma!
Ter uma corneta nos nossos ouvidos é chato, mas existem algumas que devem e merecem ser ouvidas! Refiro-me aquela corneta que é tocada como um alarme contra os perigos que nos rondam.
Nos tempos bíblicos colocava-se um soldado como atalaia, como vigia (leia Ezequiel 33). Esse homem ficava no alto de uma torre e tinha o compromisso de vigiar os arredores da cidade. Quando um exército inimigo se aproximava, seu dever era tocar “corneta”. Aqueles que estavam atentos se escondiam e se salvavam – graças ao som estridente. Naquele contexto Deus colocou o Ezequiel como “corneteiro espiritual” do povo de Israel. Deus lhe ordenou tocar a corneta contra algumas coisas erradas, sendo um profeta. O Senhor disse a Ezequiel: “se tu tocares a corneta e o povo não quiser ouvir – então a culpa será deles. Mas, se tu não tocares, então colocarei a culpa sobre ti.
Assim, ainda hoje, Deus nos coloca como corneteiros, a fim de que alertemos os “nossos” para os perigos espirituais. Igualmente ele institui vigiais sobre nós. Pessoas que nos chamem atenção quando caímos em pecado, a fim de que nos arrependamos dos nossos maus caminhos.
É necessário admitir que nunca é agradável ouvir uma corneta. Mas ouvi-la com atenção pode ser questão de vida ou morte. Portanto, esteja atento aos sinais. Reflita na Palavra de Deus e examine a tua vida. Por outro lado, não fique apenas ouvindo, emita sons de alerta para todos os que estão longe de Jesus.
Que o som de nossas cornetas não seja uma simples provocação, mas uma melodia de amor e de consideração, que conduz a segurança de Cristo a fim de que todos estejam prontos quando quando a Copa da Vida terminar e a Última Trombeta for tocada (Mt 24.31).
Pastor Ismar Pinz

Nenhum comentário:

Postar um comentário