06/10/2009

Apeguemo-nos, com firmeza, às verdades de Deus. (Hb 2.1)


O ser humano é mestre na arte de apegar-se. Já perceberam? Olhemos pra nossa vida: nos apegamos a uma roupa; a um bichinho de estimação; a um lugar, sentamos sempre no mesmo lugar na igreja ou escola, ainda ficamos insatisfeitos quando alguém senta onde a gente ta acostumado.
Entretanto quando se trata de verdades bíblicas, vez ou outra nos pegamos questionando-as e até duvidando.
Pois bem, em Hb 2.1 lemos: “Por esta razão, importante nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos”. Assim, ao recordarmos os textos, vemos que estes nos fazem refletir sobre a família, o casamento, verdade que faz toda a diferença na vida e na sociedade.
Sendo assim, quais as verdades que Deus quer que conheçamos e nos apeguemos, em relação ao casamento?
Bem, poderíamos citar várias, entretanto queremos destacar duas.
A primeira é que o casamento foi instituído pelo próprio Deus. Não foi invenção de algum pai, da igreja, da loja de ternos ou vestidos de noiva. Deus disse: “É por isso que o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa”. (Gn 2.24)
Olhando para esta verdade, podemos entender porque Adão ficou triste ao não encontrar para si uma companheira, pois nenhuma o completava, por isso Deus tomou providencias para sanar esta lacuna, criou-lhe uma companheira ideal.
O que vemos hoje nos filmes, nas novelas e pelo mundo afora é que existem “casais” totalmente fora do padrão criado por Deus. O mais incrível é que muitas vezes achamos isso normal. Quando isso acontece, também nos afastamos da verdade que Deus nos ensinou.
Aprendemos que Deus criou um casal, Adão e Eva, para completarem-se e serem felizes. Caso Deus quisesse tivesse outro propósito, teria quem sabe, criado Adão e Ivo.
Precisamos nos firmar na verdade defendida pela fé cristã, precisamos nos posicionar firmes a esse respeito, precisamos dar nosso testemunho contra esta distorção da verdade.
Isto não quer dizer que precisemos discriminar ou ser intolerantes, ofender ou expulsar quem pensa e age de modo diferente. Apenas mostremos a verdade através das palavras da Bíblia Sagrada, onde Deus nos mostra um propósito diferente para o casamento. Podemos testemunhar sem, contudo, afastar, pois aqueles que estão em pecado, precisam conhecer a verdade para serem libertos.
A segunda verdade é que, ao criar o casamento, Deus não permite que ninguém, a não ser ele, através da morte, termine com esta união: “Portanto, ninguém separe o que Deus uniu”. (Mc 10.9).
Se esta é a verdade, porque então há tantos casais separados e separando?
Bem, uma das possibilidades é que não foi Deus quem os ajuntou e sim, a vontade dos pais, por causa de uma gravidez, uma paixão forte, as famílias são amigas e por aí vai.
Porém o que realmente causa a separação é a “dureza de coração”, somos inclinados desde crianças para o mal. Assim, quando acontece uma separação, somos apresentados, mais uma vez, ao pecado. Somos confrontados com a lei de Deus e vemos que nos afastamos dela.
Devido a esta dureza de coração, Deus providenciou uma forma de diminuir a dor, de dar uma nova oportunidade aos errantes, esta forma veio em forma de “carta de divórcio”. Através dela Deus está oferecendo uma nova chance de atingirem o ideal de Deus em relação ao casamento. Também era uma maneira de Deus intervir a favor da mulher para que esta não fosse acusada pelo marido de adultério (cláusula de exceção, não determinante, à separação).
Assim, Deus oferece a chance ao casal de um recomeço; que aprendam com os erros, mudem o que precisa ser mudado e recomecem.
Esta mesma chance Jesus oferece a tantos quantos pecam diariamente, ou seja, nós.
A cada dia somos confrontados com a lei e percebemos nossos erros e pecados, percebemos que nos afastamos da verdade, somos chamados ao arrependimento e por amor, somos perdoados.
Esta mesma regra vale para o casamento.
As palavras de Jesus no texto de Mc são duras, pois mostram nossa fraqueza, nosso afastamento da verdade, nosso fracasso como esposa e esposo, mas as mesmas palavras não nos querem afastar do casamento nem afastar aqueles cujo casamento fracassou. Pelo contrário, o que Deus quer é que reconheçam o fracasso e busquem nas verdades Bíblicas o perdão para estes erros, sejam perdoados e perdoem aqueles que magoaram, assim como oramos no Pai Nosso, pois o que pode ter acabou foi o amor conjugal, mas jamais o amor cristão.
Aos que não estão separados, que aprendam com os erros dos outros, busquem amolecer o coração, perdoar aos cônjuges e viver felizes.
Apeguemo-nos a estas verdades, jamais nos desviemos delas, pois somente a verdade liberta, dá nova perspectiva e, através dela, mesmo com todos os nossos erros e pecados, somos amados, perdoados e convidados a morarmos com o Pai eternamente, lá onde não existe dor nem separações.
Pastor Darcy Schreiber - Humaitá - AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário