29/09/2010

Bendito voto


Muita gente não tem liberdade para escolher esposa, marido, profissão, lazer, amigos, religião, governo... Independentemente do fracasso no casamento, no trabalho, nas relações, na fé, na política, se existe a chance para julgar, opinar, expressar, fazer o que se quer e para onde se quer, então, viva o sucesso e viva o fracasso das escolhas de cada um. Que morra o autoritarismo para isto ou aquilo, porque a liberdade é o primordial e supremo desejo do ser humano, e quando lhe é negada, perde-se o sentido da vida.
Contudo, a liberdade tem preço. Ela vale o custo que carrega, mas impõe esforço. E por uma simples razão: ela termina onde começa a do próximo. O meu caminho acaba onde aparece uma rua preferencial – os direitos do outro. “Porque nenhum de nós vive para si mesmo” (Romanos 14.7). É perverso o pensamento pós-moderno, hedonista, que busca o intenso prazer pessoal sem valer-se das consequências. É antidemocrático. O “faça o que estiver no coração” é ditadura do egoísmo. É a tirania do incômodo barulho do vizinho, do lixo jogado na rua, da imprudência no trânsito, da desonestidade na política, da infidelidade dos cônjuges, das falcatruas nos negócios... É a prisão numa mina chilena.
A liberdade está nos genes humano. Está no coração de Deus. Uma autonomia humana até para o bem e para o mal (Gênesis 2.17). A escolha foi errada e deu no que deu, mas foi o primeiro voto da humanidade. Se não fosse a outra e única chance, a morte estaria eternamente ungida. Por isto a santa propaganda eleitoral: “Cristo nos libertou para que sejamos realmente livres. Por isso, continuem firmes como pessoas livres e não se tornem escravos novamente” (Gálatas 5.1).
A respiração da democracia, que oferece “direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade” (5º artigo da Constituição), nas virtudes e nos defeitos, lembra os desafios de cada um nas pequenas e grandes decisões do dia-a-dia. E se o governo político existe com a permissão divina (Romanos 13.1), então o voto é uma bênção que merece raciocínio e discernimento. Bendito voto!

Marcos Schmidt
pastor luterano

28/09/2010

Aventuras pelo AM

Igreja em construção no Apuí. Agradecemos imensamente a ajuda dos Builders for Christ!
Um amostra de como está a situação de algumas pontes pelo Amazonas!
Nosso ônibus leva de tudo, é igual coração de mãe: sempre cabe mais um!
Uma alegria imensa, estamos prontos para inaugurar a igreja da Comunidade Cristo Vive do Santo Antônio do Matupi - Km 180, Manicorá - AM!

20/09/2010

Recepção

Tivemos a alegria de podermor recepcionar mais uma filha de Deus que se juntou ao rebanho dos salvos, pela fé em Cristo. Bem vinda Sheila, que Deus a abençoe em toda sua caminhada.



13/09/2010

LOCAL DO CONGRESSO DE SERVAS





CONGRESSO DE SERVAS - Ji-PARANA/RO

Foi maravilhoso participar deste Congresso, pois foi o primeiro de muitos desta nova região, a NOROESTE. A programação foi linda, o local deslumbrante, as pessoas que lá estiveram foram inesquecíveis, o aprendizado inestimável! Pudemos reencontrar pessoas amigas, cultivar novas amizades e louvar nosso Senhor Jesus de forma maravilhosa. Uma dica importante: NÃO PERCAM OS PRÓXIMOS CONGRESSOS!
LOCAL DO CONGRESSO DE SERVAS! O 1º DA REGIÃO NOROESTE!

Agradecendo à presidente da Liga Nacionas das Servas Luteranas a ajudaa prestada à Celpaz, à construção da capela no Km 180!
Esta é a Presidente Nacional da Servas Luteranas, Srª. Juliana Lindenmeyer!

Esta turminha deu um trabalho, mas aprenderam e se divertiram muito!
Ana Paula e a d. Lori Brissow!
Devoção apresentada no Congresso!

06/09/2010

CASAMENTO

No domingo, dia 05/09/2010, tivemos a alegria e a satisfação de realizarmos o enlace matrimonial de Ricardo Bühring e Sheila Costa. A cerimônia foi maravilhosa, o casal escolheu como lema para este momento especial e para toda a sua vida conjugal, o texto de Rt 1.16: "Aonde quer que tu fores, irei eu, onde quer que pousares, pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus". É o desejo da Celpaz que eles sejam felizes e que jamais deixem de buscar a orientação e forças neste Deus: o Pai, o Filho e o Espírito Santo!







01/09/2010

GPS do céu

Uma pesquisa na Inglaterra confirma o que já sei por mim: os homens dirigem cerca de 440 km a mais por ano que as mulheres porque não pedem informações. A pesquisa foi realizada com mil motoristas, e mostrou que 74% das mulheres param a fim de pedir informações, enquanto que 37% dos homens não. Preciso admitir que sou um desses que não se dobra quando está perdido. A minha mulher fica braba comigo. Só depois de alguns litros de combustível em vão é que obedeço aos insistentes pedidos dela.
Por que a gente é assim, tão teimoso? Acho que é por isso que tem mais mulher na igreja do que homem. Igreja é lugar onde a gente estaciona e pede ajuda. Para fazer isto, é preciso reconhecer que se meteu em lugar desconhecido, e sozinho não vai encontrar o caminho certo. Este foi o problema do rei Davi. Só depois de gastar todo o tanque, confessou: “Ó Senhor, eu já não sou orgulhoso (...) Não vou mais atrás de coisas grandes e extraordinárias, que estão fora do meu alcance” (Salmo 131). A triste história deste motorista na Bíblia nos serve de lição (2 Samuel 11 e 12). Por isso também as suas palavras no Salmo 32 (8,9): “O Senhor Deus me disse: Eu lhe ensinarei o caminho por onde você deve ir; eu vou guiá-lo e orientá-lo. Não seja uma pessoa sem juízo como o cavalo ou a mula, que precisam ser guiados com cabresto e rédeas para que obedeçam”.
Jesus insistiu muito com os arrogantes fariseus para que estacionassem o carro e pedissem orientação. A palavra “fariseu” vem do hebraico e significa “santo”, alguém separado dos outros. Eles se achavam os tais. Um dia Jesus lhes disse: “Ai de vocês, mestres da Lei! Pois guardam a chave que abre a porta da casa da Sabedoria. E nem vocês mesmos entram, nem deixam os outros entrarem” (Lucas 11.52). Hoje Jesus diria: Vocês têm a chave do carro, mas nem vocês nem os caroneiros chegam ao destino certo.
Tomé era homem e cabeça-dura, mesmo assim humilhou-se e perguntou: Como podemos saber o caminho? Jesus respondeu prontamente: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim” (João 14.6). E ele atendeu a sugestão!

Marcos Schmidt
pastor luterano